Esse blog nasceu da idéia de facilitar a vida do Universitário (ou não) que sai de casa e vai morar numa república.
Dicas, idéias, "causos", e tudo o que puder facilitar essa fase tão especial de nossas vidas!
BEM VINDO!
Afinal... Onde cabe um, cabem todos!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Hora de Lavar Roupa! Parte I - lavando a mão

Esse é um dos momentos mais tristes para mim...
Lavar roupa realmente não é legal, e olha que aqui em casa pelo menos tem tanquinho, pior é pras pessoas que lavam tudo na mão. Mas ae a dica é não acumular. De qualquer forma, vamos arregaçar as mangas e mão na água!

Separe as roupas

Brancas, coloridas e escuras. Isso é muito importante para que você não pegue a camiseta branca do seu time e no final da lavagem ela esteja rosa, por causa do seu shorts vermelho! (Se bem que se você for são-paulino ou cruzeirense essa cor tem muito mais a ver! rs).



Se você lava à mão, isso não tem tanta importância, à menos que você deixe as roupas de molho, aí não pode misturar as brancas com nenhuma outra, e na hora do enxague e do amaciante também...
Tô achando melhor eu separar o post por "meios de lavar a roupa"...
Vamos recomeçar!

LAVAGEM À MÃO:



Se você é financeiramente desfavorecido (ou masoquista) e tem que lavar as suas roupas a mão, então vamos  aos passos... (brincadeiras à parte, peças delicadas devem ser lavadas sempre à mão...)

- Não deixe a roupa acumular...



Como você lava na mão mesmo, é melhor que lave um pouco de cada vez, do que passar o dia todo fazendo calo nos dedos. Lavar uma vez por semana pode ser um bom intervalo.

- Separe as roupas, por nível de sujeira (e cor!), as mais sujas devem ficar de molho para facilitar a lavagem, para isso você vai precisar de um balde ou bacia (vou listar as coisas que você deve ter em casa antes de começar a lavar roupa), mas não se esqueça, roupas brancas em um balde, coloridas em outra. Ah, e mesmo entre as coloridas deve-se tomar cuidado, roupas vermelhas tendem a manchar tudo - uma vez meu pai se arriscou a lavar umas roupas e manchou um monte de coisa por conta de um vestido vermelho meu que ele bateu junto com suas camisas! - é recomendado que você faça o teste de firmeza das cores (molhe um pedacinho da sua blusa, coloque um pano branco em cima, e passe com o ferro, se manchar o paninho, é porque solta tinta), eu nunca fiz esse teste (costumo molhar a roupa e olhar a cor da agua pra ver se tá manchando, mas que fique claro que se você fizer isso e a sua camiseta vermelha manchar todo o resto, a culpa não é minha!)

- você já deixou as roupas de molho, e a sujeira tá se desfazendo... agora é só esfregar! Use o tanque, ou caso o seu tanque não tenha aquelas preciosas dobrinhas (parte de esfregar as roupas)...



esfregue com as mãos, é simples: coloque as bordas da parte que você quer esfregar sobre a palma de suas mãos (um lado em cada mão né) e feche as mãos como se fosse dar um soco - porém com o dedão ao lado dos dedos - e esfregue uns dedos nos outros. Sei que isso é uma coisa básica, mas é bom ensinar porque tem muita gente que sai de casa sem nunca ter feito nem miojo!

- depois de esfregar a sua roupa e ela estar limpinha, é hora do enxague. Encha dois baldes com agua limpa e passe ali as suas roupas, sempre passando pelo primeiro balde e depois pelo segundo, para que um tire o excesso de sabão e o outro tire o resto, se a sua roupa estiver com muito sabão você enche um terceiro balde, e repete a operação. Você também pode enxaguar uma peça por vez, em baixo da torneira, porém, dependendo do número de peças isso gasta muito mais água (lembrem do planeta!!!).



- É a vez do amaciante! Coloque água em um balde, e, seguindo as recomendações da embalagem, coloque o amaciante, então, passe as suas roupas, já enxaguadas no amaciante, você pode deixar um tempinho para que ele pegue melhor (e fique mais cheirosinha), afundando as roupas bem no amaciante.

- Torcer e pendurar! Tire as roupas do amaciante e as torça, segurando ela por uma ponta e descendo a mão, como um copo, até a outra ponta, então gire cada uma das pontas pra um lado, para que o tecido "torça" e a água saia! Depois de torcer é interessante que você sacuda a peça (para tirar as marcas do torcido), sacuda assim como sacode uma bandeira! Para pendurar siga algumas regrinhas:

  • Camisetas: o ideal é colocar num cabide de plástico, assim ela já sai esticadinha e não precisa nem passar depois, se não der, pendure debaixo do braço, assim ela não fica com marcas;
  • Calças e shorts: são penduradas pelo cós, um prendedor de cada lado, prendendo só a parte de trás;
  • Se precisar prender as meias juntas (por falta de prendedor) prenda pela parte 'aberta', um pedaço de cada meia
  • Roupas intimas: siga o mesmo padrão da calça. Para sutiens, pendure pelo meio, sem pregador.


DICAS:
  • Se usar sabão em barra para lavar as roupas a mão, molhe as roupas, e passe o sabão em barra sobre elas;
  • Caso use sabão em pó, leia as instruções na embalagem, coloque a medida certa na agua e dissolva bem antes de colocar a roupa, nunca coloque sabão em pó sobre a roupa;
  • Antes de lavar as roupas verifique os bolsos, seria horrível você ver pedacinhos de dinheiro boiando no balde...;
  • Caso sua roupa branca esteja muito amarelada você pode usar alvejante (agua sanitária), mas respeite as indicações na embalagem. Uma alternativa são os alvejantes sem cloro (vanish) mas é mais caro...;
  • Não use alvejante em roupas de lã, couro, seda, poliuretano e lycra, mesmo que sejam brancas;
  • Não deixe as roupas sujas por muito tempo, quanto mais tempo pior é pra sair a sujeira;
  • Caso a roupa suja esteja molhada, lave imediatamente, ou pendure para secar (mesmo suja) pois se jogar ela molhada no cesto ela poderá mofar;
  • Existem alguns tira manchas específicos, ferrugem, mofo, chocolate, mas aqui vão umas dicas caseiras: *para tirar uma mancha de gordura - aplique talco de bebes sobre a roupa, tire o excesso de talco e lave normalmente - *para manchas de batom - coloque um pouco de alcool ou removedor de esmalte sobre a mancha e esfregue com uma escovinha, depois lave normalmente - *Se a mancha for de tinta de caneta esferográfica, sobreponha um tecido absorvente na mancha, borrife um pouco de álcool – exceto em seda – e lave a roupa seguindo as orientações padrão - *Para retirar manchas de mofo são dois passos diferentes, dependendo se a peça for branca ou colorida - para roupas brancas e resistentes a cloro, utilize alvejante. Já para as coloridas, que não suportam cloro e alvejantes, retire a mancha aplicando leite e lavando como o habitual.
  • Roupas brancas ficam novas colocando álcool na água do último enxágue. Deixe por alguns minutos para melhorar o efeito. Para evitar que roupa escura desbote: ao lavar, coloque na água sabão em pó e vinagre. Fórmula: para cada 10 litros de água, colocar 3 colheres de sabão e 3 colheres vinagre branco.

ANTES DE COMEÇAR A LAVAR ROUPA (esse tópico deveria ter vindo no início né!?! mas só lembrei dele depois...)
Coisas que você precisa para lavar suas roupas:
  • bacias e baldes
  • escova de lavar roupa - mais bruta, para esfregar jeans e tenis
  • escovinha macia  - mais suave, para tecidos delicados
  • sabão em pedra
  • sabão em pó ou líquido - o líquido não dá manchinhas na roupa, em pó dá, caso não dissolva bem
  • amaciante - escolha um bem cheiroso
  • alvejante - com ou sem cloro
  • pregadores de roupa
Bom... espero que essas dicas facilitem, no próximo post eu dou dicas para lavar as roupas em máquina ou tanquinho. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário